100% esporte. Este é o slogan da Nova Zelândia. O país situado na Oceania é conhecido pelas paisagens naturais deslumbrantes que favorecem a prática de esportes radicais. Além disso, o turista vai gostar muito de seu clima tropical e a hospitalidade da população neozelandesa, conhecida também como “kiwis” – por conta do pássaro que leva o mesmo nome e é típico do país.
Pra chegar até a Nova Zelândia, você deve estar preparado para encarar uma viagem de 20 horas e um fuso horário de 15 horas. Mas quem já foi, garante: o estilo de vida tranquilo e o contato com a natureza valem a pena. O país é dividido em duas ilhas (Norte e Sul) e tem o tamanho equivalente ao estado do Rio do Grande do Sul. É um dos melhores países de língua inglesa para fazer intercâmbio, considerando o custo de vida, já que o dólar neozelandês tem cotação mais acessível.
Apesar da colonização britânica, as tradições maori são preservadas e convivem lado a lado com o estilo de vida vindo do Ocidente. Os maori são um povo proveniente da Polinésia e foram os primeiros exploradores a chegar na Nova Zelândia, 800 anos atrás. Até então, a ilha era totalmente inabitada. Um dos exemplos da inserção da cultura maori nos costumes ocidentais é a haka, um mantra de guerra que foi popularizado pelo time de rúgbi do país, os All Blacks.
A Nova Zelândia conta com instituições de ensino de excelência, respeitadas internacionalmente pelo desempenho acadêmico e pelas pesquisas. Por esse e outros motivos, se tornou uma das preferidas do público jovem – uma das razões é por ser a capital mundial da aventura, possibilitando escaladas, descidas de corredeiras e pular de bungee jump.
PRA ONDE IR?
A cidade mais populosa da Nova Zelândia é Auckland, com pouco mais de um milhão de habitantes. Ela foi construída em cima de 50 vulcões inativos e por isso, sua geografia favorece a prática de esportes radicais e aquáticos. A cidade tem infraestrutura bem adaptada para receber turistas e alia modernidade e qualidade de vida com as tradições culturais do país.
Auckland é conhecida como a cidade das velas, então não deixe de dar um passeio na baía que recebe águas do Oceano Pacífico e do Mar da Tasmânia. Outro passeio imperdível é a escalada do Mount Eden, que é um vulcão inativo que proporciona uma bela vista da cidade e sua baía. E já que o bungee jump é a sensação da cidade, que tal pular dos pontos mais tradicionais da cidade, como a Ponte Harbour ou a Sky Tower, com 320 metros de altura?
Localizada na ilha sul da Nova Zelândia, está Queenstown, eleita a capital mundial dos esportes radicais. Além de suas paisagens impressionantes, a cidade tem infraestrutura preparada para receber turistas e para oferecer essas atrações, disponibilizando mais de 50 atividades do tipo. Ela é banhada pelo Lado Wakatipu, que tem águas cristalinas que sediam passeios de barcos e lanchas.
Fazer os passeios típicos de Queenstown exigem um pouco de coragem, porque há todo tipo de esporte radical oferecido: bungee jump, paraquedismo, balonismo, canoagem, rafting, ciclismo, trilhas a pé ou em carros 4×4, asa-delta, escaladas e até snowboard. A cidade também reserva o passeio até o Bob’s Peak, onde sobe-se 790 metros de teleférico. Para descer, as opções são o parapente ou o luge.
ONDE ENCONTRAR
– STB – Student Travel Bureau (https://www.stb.com.br/)
– Mais Intercâmbio (https://www.maisintercambio.com.br/)
– Nova Zelândia Brasil (https://novazelandiabrasil.com.br/)
– CI Intercâmbio e Viagem (https://www.ci.com.br/)
– Australian Centre (http://www.australiancentre.com.br/)
Leia mais sobre Intercâmbio
Chile: uma opção viável e adorável de intercâmbio
O Chile é um dos países mais promissores da América do Sul, por conta de sua crescente economia que permite …
Aprender inglês com um sotaque particular do outro lado do mundo
Aprender inglês com um sotaque particular do outro lado do mundo é exclusivo para quem opta por fazer intercâmbio na …
Vantagens de se fazer um intercâmbio na Irlanda
Localizada na beira do Atlântico Norte, a Irlanda está recebendo uma enxurrada de turistas e estudantes brasileiros que querem conhecer …